26 de fevereiro de 2007

Introdução às euro.visões




Em períodos de impasse como aquele que o projecto de construção europeia agora vive, é saudável (ou talvez mais do que isso) que surjam espaços para a a opinião e debate no seio da sociedade civil.

Sendo este uma problemática que nos diz directamente respeito, sempre defendi que a discussão sobre a União Europeia e o seu aprofundamento devia ultrapassar o espectro político-partidário, ou mesmo o dos movimentos cívicos, embora acredite que é nestes últimos que reside o futuro de uma mais completa representação dos cidadãos, quer junto das instituições da República, quer junto das instâncias comunitárias. De resto, porque não desenvolver lobbies de cidadania, se estes já existem a todos os outros níveis de vivência?

É neste contexto que surge a ideia de colocar on-line o EURO.VISÕES. Aqui, os eventuais interessados poderão encontrar artigos da minha autoria, sobre esta mesmíssima matéria, que começaram recentemente a ser publicados no jornal “O Poiarense”, de Vila Nova de Poiares, acrescidos de textos produzidos especificamente para o blogue que agora nasce.

A intenção, porém, é que este projecto não se esgote aqui. Com o tempo – e uma maior divulgação – espero poder integrar artigos e notícias de outros colaboradores. Paralelamente, os comentários serão sempre essenciais para obter o desejado feed-back e implementar a interactividade e a discussão pretendidas. O convite fica feito, desde já.

Quanto às matérias em observação e sob análise, não se devem esgotar na Europa político-institucional. É desejável a abordagem a outras dimensões, como a Sociedade, a História, o Ambiente ou a Cultura. Como poder, também, contornar a nossa realidade nacional, indissociável do espaço geopolítico onde estamos inseridos?

Que este seja um espaço de pluralidade e responsabilidade cívica, tão diversas quanto as (por agora) 27 peças que constituem o magnífico puzzle que é a União Europeia em que todos vivemos.

Que este seja um espaço para todas as EURO.VISÕES.

Nuno Loureiro


Sem comentários: